Notícias

Exposição Concurso Público de Arquitectura / Museu Nacional da Resistência e da Liberdade /Fortaleza de Peniche

Website do Município de Peniche

28 de Setembro de 2018

Jornadas Europeias do Património 2018: Memórias da Resistência partilhadas na Liberdade

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Museu da Resistência em Peniche vai poder ser visto dia 27 de abril de 2019

Observador

Reportagem Reuters sobre o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade
“Portugal hopes to preserve memory of fascist era with fortress museum”
Galeria de fotografias

A reportagem no The  New York Times

29 de Agosto de 2018

O historiador José Pacheco Pereira vai passar a integrar a Comissão de Instalação dos Conteúdos e da Apresentação Museológica do futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche

O despacho publicado no dia 7 de Agosto, no Diário da República (DR), assinado pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, determina a inclusão de José Pacheco Pereira na composição da Comissão de Instalação dos Conteúdos e da Apresentação Museológica (CICAM) do futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, em Peniche, criada em 15 de Janeiro deste ano.

De acordo com o despacho de criação, a CICAM tem a missão de propor os conteúdos a expor naquele museu nacional e sugerir linhas de orientação acerca da apresentação museográfica, “em linha com a história da Fortaleza de Peniche desde a sua construção e a preservação da memória da sua história recente, nos contextos da resistência à ditadura e na luta pela democracia”.

A comissão integra a diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva, o presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, e o chefe de gabinete do ministro da Cultura, Jorge Leonardo.

Da CICAM fazem ainda parte Adelaide Pereira Alves, Manuela Bernardino (do PCP), os ex-presos políticos Domingos Abrantes, Fernando Rosas, José Pedro Soares (também membro da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses) e Raimundo Narciso (representante do movimento cívico “Não Apaguem a Memória”), o historiador João Bonifácio Serra e, desde o despacho de hoje, José Pacheco Pereira.

O Governo decidiu investir 3,5 milhões de euros na recuperação da Fortaleza de Peniche, para aí instalar o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, depois de, em 2017, a ter retirado da lista de monumentos a concessionar a privados para fins turísticos, dada a polémica que gerou.

Já este ano, foi apresentado o guia de conteúdos do museu, com 11 núcleos temáticos, e lançado concurso de um milhão de euros para a requalificação do monumento.

A fortaleza, classificada como Monumento Nacional desde 1938, foi uma das prisões do Estado Novo de onde se conseguiu evadir, entre outros, o histórico secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, em 1960, protagonizando um dos episódios mais marcantes do combate ao regime ditatorial.

Está patente ao público no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, entre 21 de junho e 16 de setembro, em regime de entrada gratuita, a Exposição Temporária: Concurso público de Arquitetura: Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (Fortaleza de Peniche). Assim, se dá a conhecer a diversidade das propostas apresentadas no âmbito daquele Concurso Público para o futuro da Fortaleza de Peniche.

Resultados do Concurso Público – projecto de arquitectura para o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade

No âmbito do Concurso Público de conceção para a elaboração do projeto de arquitetura do MNRL, na Fortaleza de Peniche, promovido pela DGPC, com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, foram entregues 22 trabalhos, que foram apreciados e ordenados pelo Júri, composto pelos seguintes membros: arquiteto Alexandre Alves Costa (presidente), arquiteto João António Serra Herdade, arquiteto João Mendes Ribeiro, arquiteta Sofia Aleixo e designer Henrique Cayatte.

O Júri classificou em 1.º lugar o concorrente Atelier AR4, Arquitectura Lda, arquitecto coordenador João Barros Matos, em 2.º lugar o concorrente FSSMGN Arquitectos, Lda, arquitecta coordenadora Margarida Grácio Nunes e em 3.º lugar o arquitecto Marcelo de Gouveia Cardia.

Os trabalhos concorrentes serão apresentados publicamente, numa exposição que vai ser inaugurada no próximo dia 20 de junho, às 19h00, no Museu de Arte Popular, em Lisboa. Esta mostra é uma organização conjunta DGPC / Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos.

A Direção-Geral do Património Cultural promove dois concursos para obras de recuperação e valorização da muralha e dos edifícios A, B, C, D e F da Fortaleza de Peniche

Recuperação e Valorização da Envolvente Exterior e das Estruturas do Edificado da Fortaleza de Peniche (Edifícios A, B, C, D e F) (ABRIR ANÚNCIO)

Recuperação e valorização da Fortaleza de Peniche – intervenções urgentes nos paramentos das muralhas da frente marítima – 1.ª Fase (ABRIR ANÚNCIO)

Apresentação do livro “Forte de Peniche Memória, Resistência e Luta”

No dia 26 de maio de 2018, às  16h00, será apresentado no Museu Municipal – Santiago do Cacém, o  livro “Forte de Peniche Memória, Resistência e Luta”.
A cerimónia contará com a presença de Vítor Dias, ex-preso político e coordenador da edição, e José Pedro Soares ex-preso político e membro da direção da URAP.

Num museu sobre a ditadura talvez não caibam piratas

Jornal 2 transmitido a partir de Peniche com a presença do Ministro da Cultura

Apresentação do Guião para os conteúdos do futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade pelo Ministro da Cultura em cerimónia no Palácio Nacional da Ajuda

Jornal 2 transmitido a partir de Peniche no dia 27 de abril