Visitas Guiadas

Home | Visitar

Preparados para conhecer o Museu Nacional Resistência e Liberdade?

As visitas guiadas, embora limitadas aos espaços abertos ao público neste momento, são a melhor opção para quem quer saber mais…

Sobre …

 a “Fuga de Peniche desde as celas até às muralhas da Fortaleza, protagonizada por Álvaro Cunhal, Carlos Costa, Francisco Martins Rodrigues, Francisco Miguel Duarte, Guilherme da Costa Carvalho, Jaime Serra, Joaquim Gomes dos Santos, José Carlos, Pedro Soares e Rogério de Carvalho.

o “Parlatório”, espaço da Prisão Política onde os presos recebiam as visitas dos familiares e amigos.

o “Segredo” de onde Dias Lourenço fugiu em 1954, saltando diretamente para o mar.

Forte Redondo ou "Segredo"

Para ver

As visitas guiadas abordam a história da Fortaleza de Peniche ao longo de cinco séculos, desde a 1ª metade do século XVI até ao presente, com ênfase na utilização da Fortaleza como prisão política do Estado Novo, entre 1934 e 1974.

Na fase atual de instalação do Museu, as visitas distribuem-se por cinco espaços distintos:  o “Memorial aos presos-políticos”, o “Parlatório”, a exposição “Por Teu Livre Pensamento”, a “Capela de Santa Bárbara” e o “Fortim Redondo” ou “Segredo”.

As visitas propõem o envolvimento e a criação de diálogos entre os participantes e o espaço, e proporcionam uma interatividade evocadora de memórias e emoções num lugar único, testemunho de vários momentos marcantes da história de Portugal.

Visita com audioguia

 

 

 

 

 

 

Com o audioguia do Museu Nacional Resistência e Liberdade pretendemos proporcionar uma experiência única aos visitantes!

Para ouvir em curtos e dinâmicos clips áudio a história da Fortaleza, do Parlatório, do Fortim Redondo, da Capela de Santa Bárbara e da fuga de 10 presos, onde se incluiu Álvaro Cunhal.

São relatos conjugados com sonoplastia própria dos espaços, que permitem mergulhar nos contextos que moldaram a história deste Museu.

Este recurso pode ser solicitado por grupos ou visitantes individuais, estando sujeito à disponibilidade dos equipamentos.

 

Marcações

As visitas guiadas ou com utilização de audioguia, requerem marcação prévia através de formulário.
Público-alvo: todos
Grupos: min. 15 e máx. 25

Agradecemos o preenchimento do formulário.