Dia Internacional dos Museus

18 maio 2022
18 a 18 de Maio 2022

Home | Visitar | Agenda

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Em 2022, o ICOM Internacional apresentou o tema “O Poder dos Museus“ com o objetivo de explorar o potencial dos museus para produzir mudanças positivas nas suas comunidades, em três vertentes distintas:

– O poder de alcançar a sustentabilidade: os museus são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e contribuem de forma relevante para o fomento da economia social e para a difusão de informações científicas sobre os desafios ambientais.

– O poder de inovar nas áreas da digitalização e acessibilidade: através da inovação digital, nomeadamente da aplicação das novas tecnologias à vida quotidiana, os museus tornam-se mais acessíveis e também mais atrativos para um público diversificado.

– O poder de reforçar a comunidade através da educação: ao defenderem os valores democráticos e proporcionarem oportunidades de aprendizagem permanente a todos, os museus reforçam as comunidades e contribuem para a formação de uma sociedade civil informada e comprometida.

Assim, com o tema O Poder dos Museus, o ICOM destaca o poder transformador dos museus e o seu importante papel na construção de um futuro melhor.