Museu Nacional Resistência e Liberdade | processo e constituição

Home | conhecer | investigacao | Projetos

Museu Nacional Resistência e Liberdade | processo e constituição

Mestrado de Ângela Martins Alves sobre o Museu Nacional Resistência e Liberdade:

 

O objetivo principal deste projeto passa pela recolha e estudo da documentação relacionada com o processo e constituição do museu. Os documentos estão a ser recolhidos em arquivos de várias instituições, arquivos on-line, jornais locais e no acervo arquivístico do Museu.

Além da pesquisa e organização da documentação, realiza-se investigação de contextualização social, económica, política e museológica tendo como resultado final a proposta de uma exposição virtual. Ou seja, procura-se reunir informação sobre o processo e constituição de um Museu na Fortaleza de Peniche, com o intuito de perceber os acontecimentos, os atos formais, os movimentos sociais associados, que determinaram a criação do 15º Museu Nacional de Portugal, a 6 de maio de 2017, pelo XXI Governo Constitucional, sob a dependência da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e localizado na cidade de Peniche.

A par de todo o procedimento de investigação realizada segundo diretrizes cronológicas, que se iniciam em 28 de fevereiro de 1976 e terminam a 5 de julho de 2017, está a ser realizada, também, a investigação no campo de inventariação. Ou seja, procura-se reunir informação sobre 50 peças do acervo, fruto de uma intensa campanha de doações promovida pelo Museu.

Uma vez que todo o trabalho se centra no processo e constituição do MNRL, decidiu materializar-se o resultado final da investigação, na criação e disponibilização on-line, de uma linha do tempo, que é essencialmente uma exposição virtual e/ou itinerante a estar patente no museu e a ser disponibilizada em escolas e instituições do nosso país.

Mestrado em Património Cultural e Museologia
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Orientadores:
Prof. Doutor João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes
Doutora Aida Rechena