17:00 às 19:30
Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche
Jornadas Europeias de Arqueologia: Fortaleza de Peniche |arqueologia22|24
Comunicações:
A) Do Silêncio à Memória: Síntese dos resultados dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos na Fortaleza de Peniche (2022-2024)
Rúben Barbosa – Clay Arqueologia (rubenbarbosa@clay.pt)
Ana Penisga– Clay Arqueologia (anapenisga@clay.pt)
Resumo
A intervenção realizada na Fortaleza de Peniche, no âmbito da remodelação do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL), implicou a escavação de diversas áreas e a demolição de várias estruturas, possibilitando a recolha de dados relevantes da história e evolução do monumento que se prolonga desde a centúria de XVI até à actualidade. Estes trabalhos permitiram identificar e documentar uma série de vestígios arqueológicos de grande significado que são, na mesma medida, fundamentais para a compreensão das sucessivas reformas e da diacrónica ocupação da fortaleza. Importa notar que, dadas as características intrusivas do projecto, foi possível conservar apenas parcialmente os vestígios identificados, tendo muitos deles sido documentados antes de darem lugar à implementação das novas estruturas. A sua preservação ficou, assim, assegurada sobretudo através do registo arqueológico – desenho, fotografia, fotogrametria, laserscanner e descrição – garantindo uma base de memória para futuras investigações. Os dados recolhidos permitiram traçar novas interpretações sobre a dinâmica construtiva e funcional do espaço ao longo das centúrias. Neste sentido, os resultados dos trabalhos arqueológicos assumem particular relevância, contribuindo de forma significativa para o aprofundamento do conhecimento histórico da fortaleza, classificada como Monumento Nacional. Pretende-se, portanto, trazer à luz a divulgação, de forma abrangente e sintetizada, das principais conclusões e contributos dos trabalhos arqueológicos, sublinhando o valor das fontes arqueológicas na reconstituição histórica e na valorização patrimonial.
B) Conservação e Restauro das Celas D1 e D2 do Pavilhão D ou Celas do Novo Segredo
Artur Jorge Pestana – NRestauros
Resumo
Pretenderemos fazer uma apresentação das várias fases da intervenção realizada no local para a remoção das camadas de produtos não compatíveis, aplicados posteriormente, e que ocultavam inscrições incisas relevantes para a compreensão da história do local.
Sala Exposições Temporárias
PreçoGratuito