Presos políticos libertados a 27 de abril de 1974

Projeto minimal parietal

Home | Visitar | Exposições

Exposição-Memorial aos presos políticos libertados a 27 de Abril de 1974

Homenagem aos homens libertados a 27 de Abril de 1974 da Cadeia do Forte de Peniche. Data ansiada por todos os 36 indivíduos cativos, entre os quais membros do Partido Comunista Português, da LUAR e de diferentes organizações da esquerda radical, como por exemplo o MRPP e ainda 4 presos políticos  hospitalizados em Lisboa.

Foram os Delegados da Junta de Salvação Nacional, Major Moreira de Azevedo e Capitão tenente Machado dos Santos que, a partir das 23 horas do dia 26 de abril deram a ordem de libertação.

Um a um.

Lá fora, centenas de pessoas aguardavam por eles.

Às duas da madrugada de 27 de Abril, os delegados e o diretor da cadeia, Leal de Oliveira, assinaram a ata de libertação.

Alguns desses ex-presos ainda estão vivos.

Uns contribuíram largamente para a criação e instalação do museu, tendo relatado as suas histórias pessoais. Outros preferiram o afastamento deste estabelecimento.

Aos já falecidos, dedicamos umas palavras especiais:  jamais serão esquecidos!

Local / Sala

Museu Nacional Resistência e Liberdade | Livraria

Preço

Esteve patente no MNRL em abril 2025

Projeto minimal parietal

Sinopse do projeto minimal parietal

O projecto minimal parietal tem como principal objetivo exibir episódios da vida da prisão política, dos presos políticos, das suas famílias, entre outros temas relacionados com a missão do Museu, constituindo um olhar micro para temas abordados de forma global na exposição de longa duração do museu.

É uma parede expositiva, convidativa, localizada no espaço da livraria. Funde-se com o final do percurso museológico e representa mais um comprometimento do MNRL em assegurar uma oferta cultural dinâmica e diferenciadora.

O projeto minimal parietal é um programa expositivo concebido e desenvolvido  pela técnica do MNRL, Joana Brito,  inaugurado a 25 de Abril de 2025 e que adquire uma periocidade trimestral.