Guardiões e Guardiãs da Memória (da Resistência)

Home | conhecer | investigacao | Projetos

Guardiões e Guardiãs da Memória

 

O projeto Guardiões e Guardiãs da Memória nasce para dar corpo e alma às vozes da comunidade local e nacional, que nos dizem e escrevem no livro de elogios do Museu, sobre a importância de preservar e transmitir aos mais jovens, a história da Resistência ao regime ditatorial, para que a memória não se apague e para que uma nova ditadura não se repita.

Para tal, é necessário dar a conhecer as histórias dos milhares de homens e mulheres que estiveram presos/as durante anos e/ou privados da sua liberdade, por pensarem diferente do regime fascista. Um regime opressivo, obsoleto, que durante 48 anos assombrou e aterrorizou não só Peniche por ter uma cadeia política de alta segurança, como Portugal e os antigos territórios colonizados em África.

Para conhecermos estas histórias, desafiamos os/as jovens de Portugal a serem os Guardiões e as Guardiãs da Memória da resistência do seu território.  Através da recolha de estórias de pessoas dos seus territórios que tenham resistido, lutado, de antigos presos políticos, de gente na clandestinidade, ou que tenham feito parte de algum movimento oposicionista.

Não se pretende que os jovens se fiquem pela constituição de um arquivo de memórias. Desafiamos os Guardiões e Guardiãs da Memória a transformarem a sua pesquisa num ato criativo: um pod-cast, uma canção, uma dança, uma peça de teatro, um poema, um desenho, um filme, um objeto, uma maleta museológica…

Esse produto artístico será divulgado pelos jovens na sua escola e na sua comunidade e também no Museu Nacional Resistência e Liberdade.

Parceiros:

Ao nível nacional: o Plano Nacional Das Artes (PNA), o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD- CR), Comissão Consultiva do PNA do Território de Peniche que engloba o Município, o Centro de Formação do Oeste, os 3 Agrupamentos Escolares, a Biblioteca Municipal e o Museu Nacional Resistência e Liberdade.

Duração do projeto: de 18 de setembro 2025 a 21 de março de 2026