Jaime Fernandes

Home | Conhecer | Investigação | Testimonios

“Fui preso por quatro agentes da PIDE em casa dos meus pais, em Santarém”

Jaime Fernandes

Registo Geral de Presos n.º 28 565
Depósitos de Presos de Caxias – 30.06.1971
Cadeia do Forte de Peniche – 24.04.1972
Presidio Militar de Santarém – 19.07.1972
Libertado em 02.01.1973
Cadeia de Caxias – 06.04.1974
Libertado em 27.04.1974

… cansado de conversas, de teorias e de atividades de cariz intelectual, e impaciente por não ver resultados palpáveis com as atividades que desenvolvia, e por me convencer de que não seria às mesas dos cafés que se iria derrubar a ditadura, procurei atividades que pudessem ter resultados mais concretos, mais revolucionários.

… Fui preso por quatro agentes da PIDE em casa dos meus pais, em Santarém, ao romper do dia, no dia 30 de Junho de 1971… Pela primeira vez, tive a sensação de estar completamente isolado do mundo, absolutamente à mercê de criminosos, com as mãos livres para me fazerem tudo o que quisessem, incluindo tirarem-me a vida, com completa impunidade, sem que ninguém me pudesse valer…

… No dia 25 de Abril de 1974, … assisti à complicada saída dos presos políticos de Caxias. No dia 25 detetámos que algo de anormal se estava a passar… Ao princípio da noite alguém descodificou uma mensagem enviada pela buzina de um carro… Os mais sensíveis choravam convulsivamente, não conseguindo segurar as lágrimas da liberdade

 

Ver testemunho completo

Cuéntanos tu historia

Contribuye a nuestra memoria histórica colectiva

Si desea dejar su testimonio contribuyendo a nuestra memoria histórica colectiva, o poner a disposición un objeto/documento que sea relevante para el Museo Nacional Resistência y Libertad – Fortaleza de Peniche, déjenos un mensaje y nos pondremos en contacto com usted.

Déjanos tu testimonio




    A informação que vai enviar será guardada e processada através de email apenas para os fins acima mencionados. O MNRL irá tratar a sua informação pessoal com toda a confidencialidade e segurança de acordo com o estabelecido nos regulamentos de proteção de dados. Poderá retirar o seu consentimento de utilização dos dados em qualquer altura. Para tal deverá entrar em contacto com o nosso serviço de apoio a clientes através do endereço do seguinte endereço de email: geral@mnrl.dgpc.pt