As memórias que nos unem

Fórum com Filhos e Filhas de antigos presos políticos
26 de Abril de 2026

14h30

Home | Visitar | Agenda

O MNRL tem como missão recolher, preservar e transmitir as memórias da resistência antifascista. Para tal tem recolhido e gravado testemunhos de antigos presos políticos.

Como muitos deles já não se encontram entre nós, receamos que as memórias das suas vivências se percam. Para as preservar, o MNRL pretende desenvolver um projeto de colaboração e participação com a “Segunda Geração”, ou seja, as filhas e filhos de antigos presos políticos, independentemente da cadeia política onde tenham estado presos. Este projeto vai iniciar com a realização de um Fórum de debate a que chamamos “As memórias que nos unem”, no próximo dia 26 de abril.

Incluímos na “Segunda Geração” as netas e netos ou outros familiares próximos, considerando que os primeiros presos em Peniche estiveram detidos em décadas já muito recuadas.

Acreditamos que as formas de colaboração e trabalho em parceria com a “Segunda Geração” podem ser múltiplas, e iremos abordar formas ativas de participação na vida do Museu e na recolha e preservação das Memórias da Resistência antifascista.

Local / Sala

Museu Nacional Resistência e Liberdade

Preço

Atividade reservada aos filhos e filhas de antigos presos políticos

Mais informações

geral.mnrl@museusemonumentos.pt