Educação e Cidadania

Seminário de Estudos Sobre o Holocausto
9 de Novembro de 2021

18h às 19h30

Home | Visitar | Agenda

Terceira sessão do Seminário de Estudos sobre o Holocausto, dedicada ao tema Educação e Cidadania. Com a participação de quatro especialistas, Maria Emília Brederode Santos, Eulália Alexandre, Marta Torres e Ricardo Presumido.

Desde a criação da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), instituição da qual Portugal é país membro desde 2019, que a educação tem sido um dos seus principais focos de atuação. Em diversos países, o tema faz parte integrante dos currículos nacionais, existindo mesmo instituições que se têm dedicado a promover a comemoração e o ensino deste acontecimento. No meio académico, emergiu igualmente uma nova área de investigação que se preocupa em compreender como se ensina e como se aprende. Apesar destes esforços, inquéritos realizados em vários países têm demonstrado a falta de conhecimentos históricos em relação ao Holocausto.
Por que motivo é relevante ensinar sobre o Holocausto? Como lecionar sobre este tema? Deve este ensino ser utilizado como ferramenta para educar sobre os direitos humanos e para a cidadania? Quais as expetativas de docentes e alunos? Que vantagens e limites é que esta abordagem comporta? Estas são algumas das questões que iremos discutir com as/os nossas/os convidadas/os.

Local / Sala

Canal YouTube do IHC https://www.youtube.com/IHChistory

Preço

Participação livre

Mais informações

geral@mnrl.dgpc.pt