O Museu Nacional Resistência e Liberdade assume como missão a preservação das memórias associadas à luta do povo português pela Liberdade e pela Democracia e à Resistência contra a ditadura fascista.
Adotando o lema “Lembrar Sempre” o MNRL está a desenvolver um projeto de educação patrimonial e educação para a cidadania intitulado “Lugares de Peniche – Solidariedade, Repressão e Resistência”.
O Projeto, já em curso, terá a primeira ação pública, com o lançamento do Roteiro de Casas de Solidariedade, Opressão e Resistência, no dia 27 de setembro 2019, integrado nas Jornadas Europeias do Património. Este Roteiro inclui um primeiro mapeamento dos lugares de memória associados à solidariedade da população de Peniche com os presos políticos, a repressão fascista e a resistência ao Regime.
Identificados esses lugares de memória, públicos e privados, há que procurar os protagonistas dessas memórias e resgatar as suas histórias, vivências e sensações. Assim, numa segunda fase do Projeto far-se-á a recolha de testemunhos junto da população, identificação de fotografias, levantamento de plantas da cidade, recolha de artigos de jornais e de publicações sobre estes lugares, bem como consulta de arquivos.
Equipa técnica:
Aida Rechena
Ângela Alves
Rosalina Carmona
Teresa Albino
Colaboração:
União de Resistentes Antifascistas Portugueses/Prof. João Neves