Jaime Fernandes

Home | Conhecer | Investigação | Testemunhos

“Fui preso por quatro agentes da PIDE em casa dos meus pais, em Santarém”

Jaime Fernandes

Registo Geral de Presos n.º 28 565
Depósitos de Presos de Caxias – 30.06.1971
Cadeia do Forte de Peniche – 24.04.1972
Presidio Militar de Santarém – 19.07.1972
Libertado em 02.01.1973
Cadeia de Caxias – 06.04.1974
Libertado em 27.04.1974

… cansado de conversas, de teorias e de atividades de cariz intelectual, e impaciente por não ver resultados palpáveis com as atividades que desenvolvia, e por me convencer de que não seria às mesas dos cafés que se iria derrubar a ditadura, procurei atividades que pudessem ter resultados mais concretos, mais revolucionários.

… Fui preso por quatro agentes da PIDE em casa dos meus pais, em Santarém, ao romper do dia, no dia 30 de Junho de 1971… Pela primeira vez, tive a sensação de estar completamente isolado do mundo, absolutamente à mercê de criminosos, com as mãos livres para me fazerem tudo o que quisessem, incluindo tirarem-me a vida, com completa impunidade, sem que ninguém me pudesse valer…

… No dia 25 de Abril de 1974, … assisti à complicada saída dos presos políticos de Caxias. No dia 25 detetámos que algo de anormal se estava a passar… Ao princípio da noite alguém descodificou uma mensagem enviada pela buzina de um carro… Os mais sensíveis choravam convulsivamente, não conseguindo segurar as lágrimas da liberdade

 

Ver testemunho completo

Conte-nos a sua história

Contribua para a nossa memória histórica coletiva

Se quiser deixar o seu testemunho contribuindo para a nossa memória histórica coletiva, ou disponibilizar um objeto/documento que seja relevante para o espólio do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade – Fortaleza de Peniche, deixe-nos uma mensagem que nós entraremos em contacto consigo.

Deixe o seu Testemunho




A informação que vai enviar será guardada e processada através de email apenas para os fins acima mencionados. O MNRL irá tratar a sua informação pessoal com toda a confidencialidade e segurança de acordo com o estabelecido nos regulamentos de proteção de dados. Poderá retirar o seu consentimento de utilização dos dados em qualquer altura. Para tal deverá entrar em contacto com o nosso serviço de apoio a clientes através do endereço do seguinte endereço de email: geral@mnrl.dgpc.pt