Mónica Almeida

Home | Conhecer | Investigação | Testimonios

“Mónica Braz de Almeida, filha do antigo preso político António Almeida”

Testemunho de Mónica Braz de Almeida
Filha do antigo preso político António Almeida, preso na Cadeia de Peniche de dezembro de 1967 a dezembro de 1969 (2 anos)

«São as minhas cartas. Uma espécie de tesourinho!
As cartas [do meu pai] normalmente tinham desenhos. São cartas para uma criança.
Esta foi nos meus anos. Era para a Rua Salpicada de Pedras, Lisboa.

Todas as cartas têm o carimbo da censura. Todas.A minha vivência, quer em Caxias quer em Peniche, mas sobretudo em Peniche e o facto de não haver mais crianças e de eu ser muito pequenina, [tornei-me] uma espécie de mascote de todos os presos daquela época.

Há toda uma dimensão que eu acho que é realmente muito forte que é a dimensão do coletivo […] esse tempo todo que se passava com o grupo, que era um grupo de resistência e com toda uma ação em torno da luta pelos ideais da resistência ao fascismo, […] esses são os meus valores de base […]. Tu cresces e aprendes a falar nesse contexto.»

Cuéntanos tu historia

Contribuye a nuestra memoria histórica colectiva

Si desea dejar su testimonio contribuyendo a nuestra memoria histórica colectiva, o poner a disposición un objeto/documento que sea relevante para el Museo Nacional Resistência y Libertad – Fortaleza de Peniche, déjenos un mensaje y nos pondremos en contacto com usted.

Déjanos tu testimonio




    A informação que vai enviar será guardada e processada através de email apenas para os fins acima mencionados. O MNRL irá tratar a sua informação pessoal com toda a confidencialidade e segurança de acordo com o estabelecido nos regulamentos de proteção de dados. Poderá retirar o seu consentimento de utilização dos dados em qualquer altura. Para tal deverá entrar em contacto com o nosso serviço de apoio a clientes através do endereço do seguinte endereço de email: geral@mnrl.dgpc.pt